quinta-feira, julho 28, 2005

A história de Lance Armstrong

Ele era um ciclista de alto nível, mas que nunca tinha vencido nenhuma grande competição. Era o jovem líder da Motorola Racing Team. Um dia, durante um treino, cuspiu sangue. Ignorou o fato por semanas até q tossiu sangue novamente.

Exames feitos. Diagnóstico: câncer no testículo com metástases no estômago, pulmões e duas no cérebro. Foi tratado nas melhores clínicas dos EUA. Lance, aos 25 anos de idade, foi avisado que sua chance de sobrevivência era de 15%. Se sobrevivesse, sua chance de se tornar esportista de alto nível novamente era de 5%.

No meio de seu tratamento ele recebeu a visita de todos os seus companheiros de equipe e de seu chefe. Ele achava que eles estavam lá para lhe dar força no seu tratamento. Enganou-se. Eles estavam lá para avisar-lhe que estava demitido. (Havia uma cláusula no contrato que determinava que o atleta não poderia passar mais de 6 meses sem mostrar resultados expressivos.)

Cinco cirurgias (sendo duas na cabeça) e um ano de tratamento depois ele recebeu alta. Ele simplesmente resolveu subir numa bicicleta novamente e percebeu que podia pedalar, contrariando todas as recomendações dos médicos. Começou a treinar mesmo sem equipe, até que foi convidado a se juntar à recém-formada U.S. Postal, a equipe dos ciclistas dos correios americanos.

Em 1998, os organizadores do Tour de France – a maior, mais difícil e mais clássica competição ciclística do mundo – convidaram a equipe para participar da corrida, talvez com a intenção de dar apoio moral a Lance e fazer disso um exemplo.

Resultado: no último dia 24, aos 34 anos de idade, o cara tido como quase morto, incapacitado, humilhado pela equipe Motorola, que foi convidado ao Tour em 1998 talvez por pena e que já era considerado velho para recomeçar no esporte, venceu o Tour de France pela sétima vez consecutiva, o que talvez o classifica como o maior esportista vivo.



Veja mais sobre a vida e vitórias de Lance em www.lancearmstrong.com

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

correção.antes de ter cancer ele foi campeão mundial em 1994.

10:00 AM  

Postar um comentário

<< Home